top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Mariana Fidalgo Paretsis

Vitamina D: o que você precisa saber?

Diversas ações da vitamina D no nosso organismo estão sendo estudadas e a sua relação com o sistema músculoesquelético é a mais reconhecida, porém, níveis inadequados de vitamina D estão sendo associados com algumas doenças autoimunes, tipos de câncer e à nossa imunidade .


A exposição solar diária é uma forma importante de obter a vitamina D, de 10 a 15 minutos no sol expondo braços ou pernas são suficientes . Alimentos como o salmão, atum, sardinha, queijo e gema de ovo também são ricos em vitamina D e podem nos ajudar a manter os níveis adequados .


Mesmo com todas as medidas acima, nem sempre conseguimos suprir essa demanda diária

e a suplementação com comprimidos as vezes é necessária. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), para a população geral e saudável, níveis de vitamina D acima de 20ng/ml são adequados. Para pacientes com determinados fatores de risco, como as gestantes e idosos, níveis entre 30-60ng/ml devem ser mantidos.


A superdosagem de vitamina D aumenta o risco de intoxicação, aumento do cálcio no sangue, perda da função dos rins e cálculo renal . Avaliar a vitamina D, suplementar corretamente e monitorar com exames laboratoriais são medidas importantes para nossa saúde.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page