top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Mariana Fidalgo Paretsis

Ozempic ou Rybelsus : quando usar?

O Ozempic e o Rybelsus são medicações que possuem o mesmo princípio ativo, a semaglutida. Elas fazem parte da classe de medicamentos que chamamos de análogos de GLP-1, que é um hormônio gastrointestinal liberado quando nos alimentamos.


As ações do GLP-1 são diversas, avisa o nosso cérebro que há presença de alimento no trato gastrointestinal, aumenta a saciedade, diminui o apetite e consequentemente leva a perda de peso. Além disso, o GLP-1 estimula a secreção de insulina, retarda o esvaziamento gástrico e inibe a secreção de glucagon.


O Ozempic está liberado tanto no tratamento da obesidade como no tratamento do diabetes tipo 2. É administrado na forma injetável subcutânea e é de uso semanal. Deve ser Iniciado na dose de 0,25mg/semana e pode chegar na dose de 1mg/semana a depender do controle glicêmico.


Apesar das dosagens da semaglutida injetável no tratamento da obesidade ainda não estarem disponíveis no Brasil, sua liberação já foi aprovada pela ANVISA e no momento aguardamos a sua comercialização.


O Rybelsus tem liberação de uso no tratamento do diabetes tipo 2, é administrado via oral diariamente e em jejum. Deve ser iniciado com a dose de 3mg/dia e após quatro semanas sua dosagem deve ser aumentada para 7mg/dia. Caso não ocorra controle da glicemia, o médico pode avaliar o aumento da dose para 14mg/dia. Estudos com a semaglutida oral no tratamento da obesidade ainda estão sendo avaliados.


O melhor tratamento para você, irá depender dos seus exames, indicações, contra indicações e expectativa do tratamento. Nunca inicie um medicamento sem avaliação de um médico endocrinologista.





106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page