top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Mariana Fidalgo Paretsis

Nódulo tireoidiano deve ser tratado com reposição hormonal?

Os nódulos na tireoide nada mais são que um crescimento do tecido celular tireoidiano na glândula tireoide. A maioria dos nódulos são lesões benignas e que não precisarão de nenhum tratamento específico. 


Mulheres, idosos, obesidade e histórico familiar são fatores de risco para o seu desenvolvimento . Atualmente, pelo aumento da realização de ultrassom de tireoide, seu achado está cada vez mais comum. 


Toda vez que um nódulo é encontrado, é necessário realizar a dosagem dos hormônios tireoidianos para definir qual o próximo passo será dado. Um nódulo tireoidiano pode ser a causa de uma alteração específica da função tireoidiana, o hipertireoidismo, que é o aumento dos hormônios tireoidianos. 


Nódulo na tireoide não é causa hipotireoidismo (deficiência dos hormônios tireoidianos) e nem deve ser tratado com reposição hormonal . Pessoas com hipotireoidismo ou que possuem alteração na função tireoidiana podem ter nódulos na tireoide . 


O tratamento dos nódulos tireodianos, quando indicado, depende de vários fatores e muitas vezes somente o seu acompanhamento será necessário. O tratamento dependerá se há hipertireoidismo ou não, tamanho e características do nódulo, histórico familiar e expectativas do paciente. 


O médico especialista que avalia nódulos tireoidianos é o endrocrinologista. A Dra Mariana é médica especialista e titulada em Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para agendar um horário e saber mais sobre seu atendimento acesse: https://www.doctoralia.com.br/mariana-fidalgo-paretsis/endocrinologista/sao-paulo

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page