Os nódulos na tireoide nada mais são que um crescimento do tecido celular tireoidiano na glândula tireoide. A maioria dos nódulos são lesões benignas e que não precisarão de nenhum tratamento específico.
Mulheres, idosos, obesidade e histórico familiar são fatores de risco para o seu desenvolvimento . Atualmente, pelo aumento da realização de ultrassom de tireoide, seu achado está cada vez mais comum.
Toda vez que um nódulo é encontrado, é necessário realizar a dosagem dos hormônios tireoidianos para definir qual o próximo passo será dado. Um nódulo tireoidiano pode ser a causa de uma alteração específica da função tireoidiana, o hipertireoidismo, que é o aumento dos hormônios tireoidianos.
Nódulo na tireoide não é causa hipotireoidismo (deficiência dos hormônios tireoidianos) e nem deve ser tratado com reposição hormonal . Pessoas com hipotireoidismo ou que possuem alteração na função tireoidiana podem ter nódulos na tireoide .
O tratamento dos nódulos tireodianos, quando indicado, depende de vários fatores e muitas vezes somente o seu acompanhamento será necessário. O tratamento dependerá se há hipertireoidismo ou não, tamanho e características do nódulo, histórico familiar e expectativas do paciente.
O médico especialista que avalia nódulos tireoidianos é o endrocrinologista. A Dra Mariana é médica especialista e titulada em Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para agendar um horário e saber mais sobre seu atendimento acesse: https://www.doctoralia.com.br/mariana-fidalgo-paretsis/endocrinologista/sao-paulo
Comments