top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Mariana Fidalgo Paretsis

Diabetes, atividade física e demência: existe relação?

Os fatores de risco conhecidos no desenvolvimento da demência e da Doença de Alzheimer são diversos e podem ser divididos em fatores de risco não modificáveis e modificáveis. 


Como fatores de risco não modificáveis, são conhecidos o avanço da idade, o sexo feminino e a predisposição genética. Como fatores de risco modificáveis, podemos citar o tabagismo, obesidade, pré diabetes e diabetes, hipertensão, depressão, isolamento social e a perda auditiva. 


O mecanismo que leva o diabetes a um maior risco de demência ainda não foi totalmente esclarecido pela ciência. Uma das hipóteses é que a resistência insulínica causa uma inflamação crônica no organismo levando a uma deposição acelerada de placas beta amilóide no cérebro. A presença de placas beta amilóide são marcadores característicos da Doença de Alzheimer.  


Apesar de ainda não termos todas as respostas, a boa notícia é que pensando nos fatores de risco modificáveis é possível retardar o início de uma possível perda de memória e cognitiva. 


Uma pesquisa brasileira avaliou a atividade física em pacientes com diabetes e mostrou que no seguimento de oito anos, o declínio cognitivo foi muito mais rápido naqueles que eram sedentários. Os indivíduos que faziam mais de 150 minutos por semana de atividade física tiveram uma maior lentidão da perda do déficit cognitivo.


Ter uma alimentação saudável e fazer atividade física regular protege o risco do desenvolvimento do diabetes, obesidade, hipertensão e depressão. Aprender coisas novas, avaliar a audição e  manter um convívio social saudável com familiares e amigos também fazem parte desta prevenção. 


Reduzir a exposição de substâncias tóxicas que são inflamatórias para o nosso organismo, assim como para o cérebro, como o álcool e o cigarro devem ser estimulados. Além disso essas substâncias aumentam o risco de infarto, derrame, hipertensão, diabetes e alteração do colesterol . 


O médico especialista que avalia e faz tratamento e prevenção das doenças metabólicas é o endocrinologista. A Dra Mariana é médica especialista e titulada em Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para agendar um horário e saber mais sobre seu atendimento acesse: https://www.doctoralia.com.br/mariana-fidalgo-paretsis/endocrinologista/sao-paulo

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page