O anti-TPO ou o anticorpo anti-tireoperoxidase é um marcador de disfunção tireoidiana de causa autoimune. Geralmente, ele está positivo em pessoas que possuem a Doença de Hashimoto (que é o hipotireoidismo autoimune), pode estar presente na Doença de Graves (hipertireoidismo autoimune) e em pessoas com função tireoidiana normal.
O anti-TPO deve ser solicitado na investigação das disfunções tireoidianas, como nas alterações do hormônio do TSH (hormônio tireoestimulante). A presença deste anticorpo confere uma maior probabilidade do desenvolvimento de doenças tireoidianas, porém, é possível um indivíduo ter a presença do anti-TPO e ter uma função tireoidiana sem alterações.
Até o momento, não existe um tratamento específico para reduzir ou prevenir o aumento do anti-TPO, pessoas que possuem este exame alterado precisam ser avaliadas com a dosagens dos hormônios tireoidianos e muitas vezes um ultrassom de tireoide será solicitado também.
O médico que avalia as disfunções tireoidianas é o endocrinologista. A Dra Mariana é médica especialista e titulada em Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para agendar um horário e saber mais sobre seu atendimento acesse: https://www.doctoralia.com.br/mariana-fidalgo-paretsis/endocrinologista/sao-paulo
Comments