Sim ! A inflamação da glândula por um vírus ou bactéria (tireoidite subaguda ou aguda) pode dar dor na região cervical .
A tireoidite subaguda ou viral, também chamada de Tireoidite de De Quervain, é a causa mais comum de dor na tireoide. Costuma ser um quadro autolimitado que geralmente ocorre após um infecção aguda das vias aéreas superiores, como a gripe, amigdalite e a sinusite por exemplo.
Na tireoidite subaguda pode ocorrer, febre, mal-estar, dificuldade para engolir ou movimentar o pescoço . Nos exames de sangue pode ocorrer aumento de marcadores inflamatórios e alteração da função tireoidiana transitória com normalização após resolução do quadro. O tratamento é feito com analgésicos e anti-inflamatórios.
A tireoidite aguda, causada por uma infecção bacteriana, é rara e geralmente ocorre em crianças e pessoas imunossuprimidas. O quadro clínico é parecido com a tireoidite viral, porém a dor pode ter maior intensidade e podemos ter aumento de linfonodos cervicais. O tratamento é feito com antibióticos e se houver abcesso pode haver necessidade de drenagem.
Pessoas que possuem a tireoide aumentada (bócio) ou nódulos grandes, podem apresentar sintomas compressivos ou sensação de pressão na região do pescoço. O hipotireoidismo e hipertireoidismo autoimune (Doença de Hashimoto e Doença de Graves respectivamente) geralmente não estão associados com dor na glândula.
Procure sempre um endocrinologista para avaliação!
Comments