Dados da World Obesity Federation apontam que 764 milhões de pessoas vivem com obesidade no mundo e que até 2030 pode chegar a 1 bilhão de pessoas com obesidade. No Brasil, a expectativa é que até 2030, cerca de 30% da população terá obesidade incluindo homens, mulheres e crianças.
Classificamos a obesidade pela medida do IMC (índice de massa corpórea) que é calculada pelo peso dividido pela altura ao quadrado. Valores IMC acima de 30 já indicam obesidade; IMC entre 30 e 34,9 são classificados de obesidade grau I, entre 35-39,9 obesidade grau II e acima de 40 obesidade grau III .
O IMC não leva em conta a composição corporal e o histórico de peso da pessoa. Uma nova classificação da obesidade foi proposta para complementar a avaliação do IMC, leva em conta o peso máximo alcançado em vida e a porcentagem de perda de peso que esta pessoa teve.
Perda de 5% de peso são resultados positivos no tratamento da obesidade, seja ele medicamentoso ou não. O tratamento da obesidade demanda de um acompanhamento multiprofissional em conjunto com endocrinologistas, nutricionistas, professores de educação física, psicólogos e psiquiatras em alguns casos.
Comentários