top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Mariana Fidalgo Paretsis

Menopausa e a grande mudança hormonal !

Não é a toa que muitas mulheres que estão passando pelo período do climatério ou já estão na menopausa se queixam do excesso de gordura abdominal e alterações de exames de sangue .

O estrogênio é protetor na saúde da mulher, a sua presença reduz o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares. Quando ocorre a menopausa, os níveis de estrógeno caem e assim há um maior risco do desenvolvimento do diabetes, colesterol e triglicerídeos altos, infarto e derrame.

A distribuição da gordura corporal também muda, havendo uma maior concentração de gordura visceral do que subcutânea, a gordura no fígado . Além de todas estas mudanças, o estrogênio também é protetor na massa óssea e a sua redução aumenta o risco de osteopenia e osteoporose .


Mulheres que já possuem predisposição genética e possuem um hábito de vida não saudável, acabam tendo um risco maior para o desenvolvimento dessas doenças.Como exemplos podemos citar o sedentarismo, tabagismo, etilismo, obesidade e a alimentação rica em produtos industrializados .


A importância do rastreio de doenças metabólicas, cardiovasculares e osteometabólicas nesta fase da vida é essencial, assim como a sua prevenção . A terapia de reposição hormonal pode beneficiar algumas mulheres se iniciada no tempo correto e após uma avaliação individual .

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page