top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Mariana Fidalgo Paretsis

Hipotireoidismo x Hipertireoidismo : qual a diferença?

O hipotireoidismo é o nome dado quando há a deficiência dos hormônios tireoidianos e o hipertireoidismo quando há o aumento destes hormônios. Tanto o aumento ou a redução dos hormônios tireoidianos podem causar diversos sintomas e alterações em exames de sangue como no hemograma e nas taxas de colesterol por exemplo.


Para o diagnóstico de qualquer alteração da função tireoidiana é preciso na maioria das vezes fazer a dosagem do hormônio TSH (hormônio tireosestimulante) e o do T4 (tiroxina), principalmente a sua fração livre. A dosagem do T3 deve ser realizada em determinadas situações na avaliação do hipertireoidismo, não sendo necessária a sua dosagem no hipotireoidismo.


Quando ocorre o hipotireoidismo, encontramos nos exames laboratoriais o aumento dos níveis de TSH e queda dos níveis do T4 livre. No hipertireoidismo, encontramos os níveis de TSH baixos e T4 livre aumentados .


É possível que nas duas situações, os níveis de T4 livre possam estar normais, este achado no exame de sangue é chamado de hipotireoidismo ou hipertireoismo subclínico. Na maioria destes casos, uma avaliação mais detalhada deve ser realizada por um especialista antes de iniciar o tratamento medicamentoso.


Converse sempre com um endocrinologista!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page