top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Mariana Fidalgo Paretsis

Ginecomastia: o que é preciso investigar?

A ginecomastia é um crescimento benigno do tecido glandular da mama masculina . Ela pode ser unilateral ou bilateral, na maioria das vezes ela é assimétrica, assintomática e transitória. O motivo do aparecimento da ginecomastia está no desequilíbrio da ação de andrógenos (hormônios masculinos) e estrógenos (hormônios femininos) em seus receptores do tecido mamário masculino.


Fisiologicamente a ginecomastia pode ocorrer:


1) No período neonatal pela passagem de estrógeno para o feto; geralmente desaparece em semanas


2) Na puberdade pelo aumento de estrógenos que antecedem a elevação da testosterona; pode regridir em 6 meses ou 2 anos


3) Nos idosos pela redução de testosterona total consequente do aumento da proteína ligadora de hormônios sexuais (SHBG); nesta situação , o uso de medicamentos e comorbidades podem agravar o quadro


Além das causas fisiológicas, alguns medicamentos, o uso de esteróides anabolizantes, a obesidade, hipogonadismo (orgânico ou funcional) e tumores testiculares podem ser a causa de ginecomastia .


O seu tratamento depende da causa, não existe um tratamento específico até o momento.O uso de moduladores seletivos do receptor de estrogênio (SERMs),como o tamoxifeno, podem ser usados em determinados casos porém este uso é off-label .


O tratamento cirúrgico é o mais indicado para giencomastia persistente em que a fibrose do tecido glandular mamário provavelmente já se instalou . Converse sempre com um endocrinologista .









28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page