A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), popularmente conhecida como gordura no fígado, está associada com o acúmulo de triglicerídeos no fígado. Sua causa não está totalmente estabelecida, porém a alimentação e o sedentarismo estão fortemente relacionados à esta condição.
Esta situação clínica, está diretamente associada à alterações metabólicas como o pré diabetes, diabetes, obesidade e aumento do colesterol e ao maior risco de doenças cardiovasculares.
A DHGNA tem um amplo espectro, pode se apresentar como esteatose (somente acúmulo de gordura no fígado), esteato-hepatite (inflamação e fibrose do fígado), cirrose e hepatocarcinoma.
Para tentar diferenciar este grau de acometimento do fígado, podemos usar a avaliação de escore se risco de fibrose e exames de imagem como a elastografia hepática e a ressonância magnética.
A biópsia hepática ainda é o padrão ouro para definir o estadiamento da doença, sendo necessária quando há alto risco de cirrose ou dúvidas no motivo da doença.
O tratamento principal é a mudança de estilo de vida e a perda peso, alimentação saudável e atividade física regular são a base do tratamento. Algumas medicações podem ser utilizadas porém nestes casos a avaliação médica é necessária.
Kommentare