O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica e segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) pode ser classificado em diabetes mellitus tipo 1, diabete mellitus tipo 2, diabetes gestacional e outras causas de diabetes. A diferença entre os tipos de diabetes são as causas que levam ao aumento da glicose no sangue .
O diabetes mellitus tipo 2 é disparado o tipo de diabetes mais comum no mundo, tem causa multifatorial e está associado à obesidade e envelhecimento. O diabetes mellitus tipo 1 tem causa principal a autoimune e é mais frequente em crianças e adolescentes. Geralmente tem início abrupto por uma falência da produção de insulina pelo pâncreas.
O diabetes mellitus gestacional (DMG) acontece somente no período gestacional, após o parto ocorre sua resolução e está associado à uma intolerância do metabolismo dos carboidratos nesta fase. Algumas mulheres tem maior risco de desenvolver o DMG, podemos citar a idade materna avançada, obesidade, histórico familiar e condições associadas à resistência insulínica. Os outros tipos de diabetes estão associados ao uso de alguns medicamentos, pode ter causa genética, associado à endocrinopatias, síndromes e infecções.
O diagnóstico do diabetes é realizado com a dosagem da glicemia de jejum, hemoglobina glicada ou no teste de tolerância oral a glicose. No diabetes gestacional o uso da hemoglobina glicada não é comtemplado para o diagnóstico, mas serve para detectar maior risco do seu desenvolvimento ou diabetes prévio .
É importante lembrar que o endocrinologista é o especialista que avalia o risco do desenvolvimento do diabetes, faz o seu diagnóstico e o seu tratamento. Caso você tenha dúvidas sobre seus exames procure sempre um especialista.
Comments