Anabolizantes são drogas utilizadas em doses altas para ganho de massa e força muscular para fins estéticos ou para melhora da performance corporal, entre eles, podemos citar os esteróides derivados da testosterona ou similares, hormônio do crescimento e até mesmo a insulina (hormônio que controla o açucar no nosso sangue) .
O uso destas substâncias para fins estéticos, ganho de massa magra, melhora da performance corporal e até mesmo como 'anti- envelhecimento' é proibido conforme resolução do Conselho Federal de Medicina, não existe evidência científica do uso destas substâncias além dos potenciais efeitos adversos irreversíveis e fatais.
Efeitos adversos dos esteróides derivados da testosterona incluem o infarto, aumento da pressão arterial, insuficiência hepática, câncer de fígado, piora do colesterol ruim e queda do colesterol bom , morte súbita, acne, lesões ortopédicas, infertilidade, calvície, aumento da próstata e redução dos testículos nos homens, aumento do clitoris, engrossamento da voz e atrofia das mamas nas mulheres além de maior risco de desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos como depressão de suicídio são descritos na literatura .
O uso do hormônio de crescimento pode levar ao aumento do risco de diabetes, lesões articulares ortopédicas, aumento do risco de câncer e aumento das extremidades como os pés, mãos, fronte e queixo. O uso de insulina aumento o risco de hipoglicemia, convulsões, aumento de massa de gordura, fraqueza, tontura, tremores e morte.
Usuários de anabolizantes também tem maior risco de abuso de outras substâncias como álcool, nicotina e cocaína, assim como a prevalência de hepatite B, hepatite C e infecções pelo HIV.
O melhor caminho para combater a desinformação é ter acesso a informações corretas! Procure profissionais da saúde éticos para cuidar de você !
Comments